sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O BELO COMENTÁRIO DE SÉRGIO BRANDÃO.

A desigualdade social é o retrato de uma distribuição de renda feita de forma diferente onde a maior parte fica nas mãos de poucos. Infelizmente em nosso país a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, envolvimento com o mundo das drogas, prostituição, abuso sexual, entre outros.

E o fruto de tudo isso é o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia.

O fato é que, as autoridades são as principais causadoras desse processo de desigualdade que causa exclusão e que gera violência. É preciso que pessoas de alto escalão projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda para que possam trabalhar e ter o sustento do lar entre outros. Observa-se que a sociedade através de ONG'S assume o papel das autoridades visando amenizar esta desigualdade social imposta e ignorada.

Em nosso município a realidade não teria como ser diferente em virtude de um processo ultrapassado que condiz com o resto do país. É extremamente necessária a busca por ações que exijam uma mudança de forma humana e mais justa para sanarmos tamanha desigualdade, que seja feita pela opinião popular, através dos meios de comunicação e/ou por outros meios viáveis a solução deste problema.

A enquete realizada mostra o descontentamento de um povo que clama por mudanças,que acredita em dias melhores, que pode ser feliz.

Quero parabenizar o responsável pela criação deste blog, ferramenta fundamental para a interação entre a notícia e o povo, a liberdade de imprensa, além da sua utilidade em divulgar os fatos que ocorrem em nosso município num espaço democrático que acolhe também a opinião popular.

"Nada de existe permanente a não ser a mudança"

Abraços
Sérgio Brandão

Nenhum comentário: