quinta-feira, 31 de maio de 2012

Blog Pancada Na Moleira se rende ao BABY FOLIA 2012

O BABY FOLIA 2012 foi provou que foi realmente um sucesso, a prova disso é tamanha que o Blog Pancada na Moleira parabeniza seus organizadores ou seja WAGNER QUINTELA e AMIGOS! É O BABY mostrando para todos, inclusive opositores, como se trabalha. 

FESTA DO CATETE - 2012


terça-feira, 29 de maio de 2012

INFORMAÇÕES SOBRE O VELÓRIO DO EX-PREFEITO DERNIVAL RODRIGUES SANTOS

O corpo do ex-prefeito está sendo velado no auditório da Câmara de Vereadores, do município de Rosário do Catete, localizado a 37 Km de Aracaju.

O sepultamento será realizado na manhã de quarta-feira (30), no Cemitério de Rosário do Catete, cidade natal de Dernival Rodrigues.

O Prefeito de Rosário do Catete, Etelvino Barreto, decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo em todas as atividades da administação pública amanhã (30) por conta do falecimento do ex-prefeito Dernival Rodrigues.

Morre o ex-prefeito Dernival Rodrigues Santos

É com grande pesar que informamos a toda população ROSARENSE a morte do ex-prefeito do nosso município, o Sr. DERNIVAL RODRIGUES SANTOS. 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

BABY FOLIA 2012 - SUCESSO TOTAL - 10 MIL PESSOAS

O BABY FOLIA 2012 foi um sucesso total, sem nenhuma ocorrência policial o evento foi repleto de PAZ e ALEGRIA. Segundo informações da POLICIA MILITAR 10 MIL pessoas se fizeram presentes no evento. PARABÉNS WAGNER QUINTELA - O BABY - e GRUPO que mais uma vez deu um show de organização e brilhantismo ao evento.
Vejam as fotos
Fotos: J.A.S

DOMINGÃO FAZ REUNIÃO COM APENAS 08 PESSOAS E PENSA EM SER VICE EM CHAPA.

O ex-secretário de Comunicação Domingos Sávio, o Domingão fez uma reunião partidária no dia 27 (sexta-feira) em sua residência com a presença de apenas 08 pessoas. CÔMICO! Segundo informações de 02 filiados do PRB (Partido Republicano Brasileiro), o principal objetivo do partido é levar Domingão a um cargo de pré-vice numa possível chapa de composição com o pré-candidato e ex-prefeito Laércio Passos. Ainda segundo informações nos passadas alguns compromissos firmados com alguns integrantes do PT municipal não foram honrados pelo ex-prefeito e isso estaria gerando um descontentamento de alguns filiados do partido com o grupo. 

GUARDA MUNICIPAL DE ROSÁRIO DO CATETE CONSEGUE PRENDER TRAFICANTE.

Os GUARDAS MUNICIPAIS efetuaram a prisão de um traficante de drogas em nosso município nessa madrugada, o episódio aconteceu quando um veiculo gol bateu em diversas barracas posicionadas para a feira da livre, dos 04 meliantes que estavam no veiculo 03 evadiram-se do local pois, pensaram que o quartel da guarda municipal fosse a delegacia. 

O que ficou foi abordado e detido pois encontrava-se muito exaltado, no interior do carro foi encontrado duas facas, maconha, papelotes de cocaína e diversas pedras de crack. Os guardas se deslocaram por 03 vezes para delegacia e encontrou a mesma fechada, isso mostra o descaso com a segurança pública em nosso estado.

Entrega dos Certificados dos Cursos de Operador de Sonda e Segurança Industrial.

Os Alunos do Cursos Básico de Operador de Sonda (CBOS) e Segurança Industrial (CBASI) receberam no último dia 25 de Maio (sexta-feira) os certificados e finalizando assim o curso promovido pela secretaria de Indústria e Comércio, através da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete. A solenidade contou com a presença do Prefeito Etelvino Barreto, o Secretário de Indústria e Comércio Carlos Calazans, o Secretário de Educação Elton Lima, a Vereadora Acácia Calazans, Professores, Alunos e Familiares!

Fotos: J.A.S

PONTUAÇÃO GERAL PARA CONSELHO TUTELAR DE ROSÁRIO DO CATETE.


General Maynard: vereadores dão ‘cheque em branco’ para o prefeito José Evangelista



Durante sessão plenária nesta última terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores de General Maynard, os parlamentares votaram o Projeto de Lei nº 01, que dispõe sobre a abertura de créditos suplementares até o limite de 70% do orçamento que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2012, na forma da Lei Orçamentária Anual (LOA). O Projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado por cinco votos contra três, e deverá entrar com efeito retroativo ao mês de abril deste ano.

Votaram a favor os vereadores Carlos Alberto Biriba Cruz (Cora), Valmir de Jesus Santos, Givaldo Lidio, Geovânia Cruz Dantas e Gabriel Ferreira Pinto Davino. Os parlamentares Rodrigo Melo Sobral, Acássia Barbosa Sobral e José Rodrigues dos Anjos votaram contra o Projeto e a favor de uma subemenda que propunha a abertura de créditos suplementares até o limite de 20% do orçamento, a fim de disponibilizar a receita parceladamente, obtendo um controle maior dos gastos e investimentos.

O vereador autor da subemenda, José Rodrigues, lamentou a reprovação da subemenda. “Seria uma forma de controlarmos como são gastos os recursos e até cobrar mais do Executivo, mas como foram aprovados os 70%, a solução é continuarmos cobrando nessas condições”, comentou. Para Rodrigo Sobral, o município está carente em muitos setores e não justifica uma carta branca tão extensa como essa que foi dada ao prefeito José Evangelista. “Duas ambulâncias da cidade estão quebradas e há carros locados que não estão rodando a serviço da comunidade”, frisou, falando ainda dos problemas que atingem a educação do município.

“As escolas se encontram em obras há mais de 90 dias, quando deveriam ser entregues num prazo de duas semanas. Enquanto isso, os alunos estão estudando em casas alugadas e em condições precárias. E além de tudo, está faltando merenda para os estudantes e material didático para que os professores tenham condições dignas de dar aula. Também não existe acompanhamento de nutricionista”, destaca o parlamentar, explicando que faz oposição em defesa do povo de General Maynard, e por essa razão não concorda que deve ser concedido o “cheque em branco ao prefeito” no momento.

Acássia Barbosa reforçou que é contra o Projeto por entender que o município não vem cumprindo com suas responsabilidades ao longo dos últimos anos. “Estamos vendo falhas na saúde, na educação, na infraestrutura da cidade, e em muitos outros setores. Não acho justo entregar esse percentual a uma administração que está deixando a desejar com a verba que já tem”, frisa a vereadora.

INDICAÇÃO

Na sessão também foi apresentada a Indicação nº 02, de autoria do vereador José Rodrigues, que propunha novas placas com os nomes das ruas da cidade e renumeração das casas do município. Segundo o parlamentar, a grande quantidade de ruas não identificadas, aliada ao surgimento de novas residências sem numeração, causa transtornos e constrangimentos na entrega de correspondências. Ele relata ainda que em algumas ruas, existem entre duas e três casas com o mesmo número.

Reivindicações

O morador José de Corina usou a tribuna livre para reivindicar a reforma da praça Juarez Vitorino, na qual está sendo construído um quiosque a menos de um metro da casa dele. Rodrigo Sobral, aproveitando a oportunidade e incentivando o cidadão a cobrar solução para a situação, lembrou que a comunidade vem questionando quando será realizada a sessão itinerante. O parlamentar levantou também o caso da quadra poliesportiva construída pelo Governo do Estado, pertencente à Escola Estadual Maria da Conceição Santana.

Os estudantes estão sendo impossibilitados de usar a quadra para esportes porque o espaço ainda não foi inaugurado. Em contrapartida, a mesma quadra já foi utilizada duas vezes pela prefeitura municipal para realização de eventos festivos. “Sabemos que nós, vereadores, não temos interferência direta no caso, já que a quadra e a escola são obras do estado, mas podemos questionar. Eu peço aos líderes aqui na Câmara que verifiquem o que está acontecendo, pois o objetivo principal da quadra não está sendo alcançado, que é proporcionar lazer e esporte aos nossos jovens”, reivindica, lembrando que o espaço foi usado para comemoração do dia das mães e para um encontro de bandas musicais

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PONTOS DE VENDA DAS CAMISAS DO BABY FOLIA.


As camisas do BABY FOLIA vão custar o valor simbólico de R$ 2,00 (dois reais) e a renda será convertida para reforma da IGREJA DE NOSSA SENHORA AMPARO.

PONTOS DE VENDA:

RUA PADRE ROCHA VILLAR (Rua de Baixo)
Com IRANDIR

REDONDO
Com Suiane

MORADA DO SOL
Com Jô de Dona Nelita

MUTIRÃO
Com Nilton César

INCRA
No Bar de Neguinha

CONJUNTO BALNEÁRIO
Com Salvelina

RUA SANTO AMARO (BAIRRO VERMELHO)
Com ELDA CRUZ

Ex-prefeito Laércio Passos não consegue eleger candidata

Como é de praxe e não podia ser diferente, a eleição do conselho tutelar de Rosário do Catete sofreu novamente com a influência politica, no sábado (19) o ex-prefeito Laércio Passos pediu voto abertamente para uma candidata a Conselheira Tutelar, o mesmo deixou claro que a mesma tinha o seu total apoio e pediu aos presentes na reunião (48 pessoas) que votassem na sua candidata. O resultado não foi muito satisfatório para o ex-prefeito, que viu nessa eleição um reflexo do que pode ser as eleições municipais desse ano.

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR


Conselheiros Tutelares Eleitos - Titulares

- 15 – George dos Santos Cruz – 644 Votos
 - 01 – Ana Paula dos Santos – 553 Votos
 - 23 – Juliana da Silva Ferreira – 513 Votos
 - 02 – Izabel Cardoso da Silva Gomes Santos – 428 Votos
 - 53 – Suênia Barreto de Santana – 402 Votos

Conselheiros Tutelares Eleitos - Suplentes

 - 25 – Taina Camila Aragão Dantas – 341 Votos
 - 51 – Marcos Henrique Dantas – 340 Votos
 - 16 – Karlison Daniel Souza da Silva – 323 Votos
 - 26 – Rafaela de Jesus Meneses – 305 Votos
10º  - 50 – Francisca Tatiana Meneses Silva – 299 Votos

BABY FOLIA - 27 DE MAIO EM ROSÁRIO DO CATETE


VALE A PENA REVER DE NOVO AQUI NO BLOGDOCATETE

Esse cara é muito "GENTE FINA"! Adivinhem quem é essa pessoa "GENTE DA GENTE"?

HUMOR DO BLOGDOCATETE - 100% ROSARENSE.


SE ALGUÉM SOUBER A RESPOSTA, MANDE POR EMAIL.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Se ficar sem tempo de televisão, PSD cairá nos braços do PSB


Pulo do gato

A cúpula do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, já tem uma saída para o caso de a legenda ficar sem tempo de televisão e recursos do Fundo Partidário por decisão da Justiça Eleitoral: para evitar uma debandada do partido, fará, a toque de caixa, uma fusão com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A união das legendas somará 76 deputados, 47 do PSD e 29 do PSB, a terceira força na Câmara; e quatro senadores, dois de cada partido. 


2000 mil famílias inseridas no PIS - Programa de Inclusão Social.

O Programa de Inclusão Social em ROSÁRIO DO CATETE já atende a 2000 MIL FAMÍLIAS, programa que continua sendo ameaçado de acabar pelo correlegionários do ex-prefeito Laércio Passos, só para satisfazer algumas fantasias pessoais.  
NÃO DEIXEM O PIS ACABAR!

HUMOR DO BLOGDOCATETE

Corre, corre, corre!

domingo, 20 de maio de 2012

DENÚNCIA: CANDIDATA A CONSELHEIRA TUTELAR PRETENDE COMPRAR VOTO POR R$ 20,00.

Acabamos de receber uma denúncia onde segundo informações UMA CANDIDATA A CONSELHEIRA TUTELAR do nosso município estaria de posse de uma certa quantia em dinheiro para poder comprar votos no valor de R$ 20,00 (Vinte Reais). Pedimos aos REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL e até mesmo os PRÓPRIOS CANDIDATOS AOS CARGOS DE CONSELHEIROS(AS) TUTELARES se atentem e monitorem TODA atitude suspeita no dia do pleito.
Não esqueçam de COMUNICAREM AO MINISTÉRIO PÚBLICO o que for de atividade suspeita.


FILIADOS NÃO COMPARECEM A REUNIÃO DO PRB MUNICIPAL.

Com a nova formação na base do diretório do PRB (Partido Republicano Brasileiro) de Rosário do Catete ocorreu nesse sábado (19) uma reunião na casa do ex-secretário de comunicação Domingos Sávio, a reunião contou ao todo com 48 (quarenta e oito) pessoas sendo que apenas 03 filiados do partido compareceram na reunião.

FOTOS DA VISITA TÉCNICA DO CURSO DE OPERADOR DE SONDA.

Os alunos do Curso Básico de Operador de Sonda (CBOS) e Segurança Industrial (CBASI) fazem a segunda visita técnica como parte do cronograma do curso promovido pela Secretaria de Industria e Comércio através da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete. 


BABY FOLIA - 27 DE MAIO EM ROSÁRIO DO CATETE


FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL ETELVINO BARRETO DA SILVA



PONTOS DE VENDAS DAS CAMISAS DO BABY FOLIA.


As camisas do BABY FOLIA vão custar o valor simbólico de R$ 2,00 (dois reais) e a renda será convertida para reforma da IGREJA DE NOSSA SENHORA AMPARO.

PONTOS DE VENDA:

RUA PADRE ROCHA VILLAR (Rua de Baixo)
Com IRANDIR

REDONDO
Com Suiane

MORADA DO SOL
Com Jô de Dona Nelita

MUTIRÃO
Com Nilton César

INCRA
No Bar de Neguinha

CONJUNTO BALNEÁRIO
Com Salvelina

RUA SANTO AMARO (BAIRRO VERMELHO)
Com ELDA CRUZ

Prefeitura de Rosário do Catete realiza sonho da casa própria


A Prefeitura de Rosário do Catete, através da Secretaria Municipal de Obras, entregou neste sábado, dia 19 de maio, o residencial Etelvino Barreto da Silva, realizando o sonho de dezenas de famílias. Localizado no conjunto INCRA, o conjunto habitacional é dotado de 53 unidades residenciais e possui toda infraestrutura, a exemplo de abastecimento de água, esgoto e iluminação pública.

O novo conjunto também possui equipamentos de lazer, uma praça, quadra de areia e ruas totalmente calçadas. O empreendimento foi financiado através de recursos próprios do município e representou um investimento social de mais de R$ 1 milhão.

O habitacional é composto por 18 casas com um quarto e 35 moradias com dois quartos, além de sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Todas as residências foram entregues com revestimento cerâmico.

O empreendimento teve a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. Para o ex-secretário de Obras, Antônio Teles, que acompanhou toda a execução da obra, o conjunto foi construído com todo cuidado e capricho. “Essa administração sempre se preocupou com a execução dessa obra. Tivemos um cuidado especial em acompanhar e testar os serviços. Sabemos o que representa uma nova moradia para o cidadão carente”, enfatizou.

Para o prefeito Etelvino Barreto (Vino), essas famílias carentes que moravam em áreas de risco em condições precárias, passaram a ter uma moradia de qualidade. “As casas populares estão mudando a realidade das famílias carentes de Rosário do Catete” afirmou.

Mais ações

A Prefeitura de Rosário do Catete, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou mais duas ambulâncias à rede pública de saúde, adquiridas 100% com recursos próprios. visando o melhor atendimento da população. “As novas ambulâncias vem para somar com as que já existem, atendendo uma maior demanda”, disse o Secretário Municipal de Saúde, José Souza.

Presenças

Estiveram presentes ao evento o prefeito Etelvino Barreto, o ex-prefeito Wagner Quintela, os secretários municipais de Saúde, José Souza, de Obras Cristiane Feitoza, da Educação Elton Lima, da Defesa Social José Roberto, Assuntos Jurídicos Anderson Sales, de Finanças Antonio Beltran, de Planejamento Jânio Azevedo, de Meio Ambiente Jean França, de Administração Sivaldo Ferreira, de Gabinete Civil Francisco Canindé, de Transportes Epaminondas Barreto e o de Comunicação Social Paulo Sousa, além da participação maciça da população da cidade.

Da Ascom / Prefeitura de Rosário do Catete

ANA JÉSSICA- MUSA INTERCAMBIO PJA-ROSÁRIO DO CATETE


Fonte: Youtube

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CANDIDATO AO CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR

BOA SORTE!
A ELEIÇÃO É DIA 22 DE MAIO DE 2012.
Lembrando que a eleição vai ser de marcar "X" e o eleitor deverá saber o NOME e o NÚMERO do candidato.
MANDEM SEU "SANTINHO OU CARTÃOZINHO" PARA SER POSTADO AQUI NO BLOGDOCATETE - ENVIE PARA blogdocatete@hotmail.com e BOA SORTE!

CANDIDATA AO CARGO DE CONSELHEIRA TUTELAR


BOA SORTE!
A ELEIÇÃO É DIA 22 DE MAIO DE 2012.
Lembrando que a eleição vai ser de marcar "X" e o eleitor deverá saber o NOME e o NÚMERO do candidato.

MANDEM SEU "SANTINHO OU CARTÃOZINHO" PARA SER POSTADO AQUI NO BLOGDOCATETE - ENVIE PARA blogdocatete@hotmail.com e BOA SORTE!


PONTOS DE VENDAS DAS CAMISAS DO BABY FOLIA.

As camisas do BABY FOLIA vão custar o valor simbólico de R$ 2,00 (dois reais) e a renda será convertida para reforma da IGREJA DE NOSSA SENHORA AMPARO.
PONTOS DE VENDA:

  • RUA PADRE ROCHA VILLAR (Rua de Baixo)

Com IRANDIR

  • REDONDO

Com Suiane

  • MORADA DO SOL

Com Jô de Dona Nelita

  • MUTIRÃO

Com Nilton César

  • INCRA

No Bar de Neguinha

  • CONJUNTO BALNEÁRIO

Com Salvelina

  • RUA SANTO AMARO (BAIRRO VERMELHO)

Com ELDA CRUZ

PLANTÃO DO BLOGDOCATETE.


Troca de tiros a poucos instantes na Vila Cajá próximo a um sitio, segundo informações meliantes atiraram contra um rapaz conhecido como "PIPI", que revidou os tiros. Informações nos dão conta que isso é devido a uma "RIXA" que começou a alguns meses atrás.

A população pede para que a POLICIA MILITAR faça averiguações diariamente para poder tranquilizar os moradores daquela região.  

CANDIDATA AO CARGO DE CONSELHEIRA TUTELAR


BOA SORTE!
A ELEIÇÃO É DIA 22 DE MAIO DE 2012.
Lembrando que a eleição vai ser de marcar "X" e o eleitor deverá saber o NOME e o NÚMERO do candidato.
MANDEM SEU "SANTINHO OU CARTÃOZINHO" PARA SER POSTADO AQUI NO BLOGDOCATETE - ENVIE PARA blogdocatete@hotmail.com e BOA SORTE!

BABY FOLIA - 27 DE MAIO EM ROSÁRIO DO CATETE


CANDIDATA AO CARGO DE CONSELHEIRA TUTELAR


BOA SORTE!
A ELEIÇÃO É DIA 22 DE MAIO DE 2012.
Lembrando que a eleição vai ser de marcar "X" e o eleitor deverá saber o NOME e o NÚMERO do candidato.
MANDEM SEU "SANTINHO OU CARTÃOZINHO" PARA SER POSTADO AQUI NO BLOGDOCATETE - ENVIE PARA blogdocatete@hotmail.com e BOA SORTE!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Acidente mata ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rosário do Catete



Veículo envolvido na colisão seguia em 
direção a Rosário do Catete (Foto:Infonet)
Um grave acidente vitimou Givaldo Meneses Garção, 62, em um trecho entre o povoado Pedra Branca e o município de Maruim. Givaldo é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rosário do Catete. A tragédia ocorreu no fim da tarde desta terça-feira (15).

Ultrapassagem forçada foi a causa do acidente entre uma carreta, que carregava cloreto de potássio granulado, e um veículo de passeio modelo Gol, de placa HZU – 6753 de Rosário do Catete. O fato ocorreu na tarde desta terça-feira, 15, em um trecho entre o povoado Pedra Branca e o município de Maruim, e deixou uma pessoa morta e outra ferida.

Segundo o agente Luis Felix, da Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta, que vinha em comboio no sentido Aracaju, não conseguiu desviar do carro, que ia em direção a Rosário, e colidiu de modo que atingiu o lado esquerdo do veículo, onde estava o condutor.

A vítima foi identificada pelo filho como Givaldo Meneses Garção, 62, e faleceu no momento do acidente. Já o motorista da carreta, que portava Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da cidade de São José da Boa Vista, foi identificado como Edvaldo da Silva Dias, 28. Ele não teve ferimentos graves e foi levado para ser atendido em local ainda não identificado.

Redação SE Notícias com informação da Infonet
ATIVISTA FAZ SEU COMENTÁRIO:


SOMOS SOLIDÁRIOS COM A FAMÍLIA GARÇÃO NESSE MOMENTO DE PROFUNDA DOR PELA PERCA DO SEU ENTE QUERIDO.

CANDIDATA AO CARGO DE CONSELHEIRA TUTELAR


BOA SORTE!
A ELEIÇÃO É DIA 22 DE MAIO DE 2012.
Lembrando que a eleição vai ser de marcar "X" e o eleitor deverá saber o NOME e o NÚMERO do candidato.
MANDEM SEU "SANTINHO OU CARTÃOZINHO" PARA SER POSTADO AQUI NO BLOGDOCATETE - ENVIE PARA blogdocatete@hotmail.com e BOA SORTE!

HUMOR DO BLOGDOCATETE....100% ROSARENSE!



MEMÓRIA VIVA É AQUI, NO BLOGDOCATETE.

Ele tem "OTORIDADE" no assunto:
Ele disse que isso "não cola mais", será mesmo?
Lembram? É por isso que ele quer acabar com o PIS.


COLETA DE LIXO EM ROSÁRIO DO CATETE.


VISITE O FACEBOOK DO BABY FOLIA!


Baby Folia promete agitar Rosário do Catete



No próximo dia 27 de maio, o município de Rosário do Catete, distante 37 quilômetros da capital sergipana, estará em festa. É mais uma edição do Baby Folia, o mais esperado evento da cidade, que acontece todos os anos sob a organização da Associação Humberto Gomes (AHUMGO).

Mais uma vez os foliões irão contar com o tradicional investimento intenso na segurança e na estrutura da festa. A partir das 15h, o grupo de pagode Parangolé irá garantir a animação no grande arrastão do bloco Baby. Entre outras atrações artísticas estão o cantor Pablo do Arrocha e a banda de forró Rojão Diferente.

“Baby Folia já se tornou uma tradição, uma festa que faz parte da cidade de Rosário do Catete. Tudo vem sendo organizado de forma que ofereça total tranquilidade aos foliões tanto locais quanto visitantes, e aos comerciantes. O evento, inclusive, não deixa de aquecer a economia local, trazendo tanta gente das cidades vizinhas e da capital para cá”, destaca Wagner Quintela um dos patrocinadores do evento.

Página Oficial do Baby Folia 2012 no Facebook:
www.facebook.com/babyfolia2012

Prefeitura de Rosário capacita jovens para o mercado de trabalho



Cerca de 30 alunos do curso básico de Operador de Sonda, ofertado gratuitamente pela prefeitura de Rosário do Catete, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Trabalho, visitaram o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Aracaju, no último sábado (12). Na oportunidade os estudantes aprenderam noções de prevenção de acidente, através de simulados. A visita ao CBM está inserida no terceiro dos quatro módulos do curso. A próxima será em uma sonda.

As aulas com os 38 inscritos para o curso de Operador de Sonda começou no último dia nove de abril e encerram em 25 de maio, com a solenidade de entrega de diploma. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho do município, Carlos Calazans, o curso conta com o diferencial da perspectiva de gênero, que significa a inserção das mulheres em atividades aparentemente masculinas. “Nós temos sete mulheres matriculadas no curso, e elas fazem tudo que os homens fazem. Notamos no decorrer dos dois primeiros módulos o entusiasmo delas em seguir carreira”, comentou o secretário Calazans.  

No Batalhão, os alunos conheceram a utilidade de cada viatura dos Bombeiros e tiveram na prática a experiência de conter as chamas com a ajuda de uma mangueira. O tenente Irailton, do CBM, se encarregou de passar as informações aos futuros auxiliares de sonda. “Este é um incentivo que a prefeitura está dando a essas pessoas. Digamos que elas fossem contratadas para o serviço e não tivessem o curso, seriam obrigadas a fazê-lo. Nós nos antecipamos a esta exigência, bem como ao pedido da presidente Dilma Roussef, que no final de abril esteve em Rosário e pediu a qualificação da mão-de-obra do município”, disse o secretário Calazans, em referência ao Projeto Carnalita, que permitirá a exploração das jazidas de potássio no subsolo de Rosário.

O próximo passo, ainda segundo Calazans, é entregar a relação dos novos auxiliares de sonda às empresas do ramo. “Como a Secretaria é também do Trabalho, temos que nos preocupar também com o desfecho dessa preparação”, afirmou. A expectativa é senso comum entre os alunos. Para Suely dos Santos Melo, de 30 anos, o curso significou uma esperança para o seu futuro. Ela está atualmente desempregada e pensou em desistir no início das aulas. “Algumas pessoas achavam estranho uma mulher no curso. Mas depois eu vi que não tinha nada a ver, porque o trabalho não é difícil. Me apaixonei pela área”, revelou Suely, agora convicta de que vai seguir carreira e continuar estudando. 

Para o prefeito Etelvino Barreto (Vino), a iniciativa visa capacitar o máximo possível de trabalhadores rosarenses e dá oportunidade de emprego para todos. "Nossa administração olha para o social e se preocupa com o cidadão rosarense como um todo. Este projeto tem a missão de gerar empregos, e o primeiro passo é a capacitação", destacou o prefeito.

Ascom/Prefeitura de Rosário

BABY FOLIA - 27 DE MAIO EM ROSÁRIO DO CATETE



segunda-feira, 14 de maio de 2012

CURSO BÁSICO DE OPERADOR DE SONDA (CBOS) E SEGURANÇA INDUSTRIAL (CBASI)

Os alunos do CURSO BÁSICO DE OPERADOR DE SONDA (CBOS) E SEGURANÇA INDUSTRIAL (CBASI) fizeram uma visita neste último sábado (12) ao BATALHÃO DO CORPO DE BOMBEIROS em ARACAJU. Na oportunidade os alunos puderam tirar suas dúvidas e participarem de alguns treinamentos de combate ao fogo.


VALE A PENA VER DE NOVO AQUI NO BLOGDOCATETE

MELHOR POSSIVEL!