sábado, 31 de março de 2012

BANDIDOS ROUBAM ARRECADAÇÃO DO CAJUCAP EM ROSÁRIO DO CATETE

Hoje a tarde (31) bandidos roubaram a arrecadação do CAJUCAP em ROSÁRIO DO CATETE. A população ficou bastante assustada com a troca de tiros, infelizmente um policial que fazia a segurança e o rapaz que arrecadava o dinheiro saíram feridos e encontram-se no hospital HUSE, os bandidos efetivaram fuga em um carro da marca celta da cor prata, com placa policial NYH-5407.

BANCO BANESE É ROUBADO NESSA MADRUGADA.

A agência 053 do Banco Banese em Rosário do Catete foi roubada nessa madrugada (31), segundo informações os meliantes arrombaram o fundo e adentraram ao recinto levando com consigo uma quantia estipula em R$ 250 mil. A policia está investigado o caso e pretende o mais rápido possível prender todos os envolvidos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

JORNAL GAZETA DO GOTINGUIBA EDIÇÃO 119


VÍDEO DO BLOGDOCATETE

Para você que pensa em ser repórter, lembre-se que você passará por diversas dificuldades. Assistam esse vídeo, apesar da cena ser chocante o rapaz conseguiu sobreviver e o repórter coitado ficou em estado de choque. 

COMPRE SEUS OVOS DE PÁSCOA.


Regulamentação aprovada na CTASP!


Profissionais e estudantes de design acompanharam a sessão de 28.03.2012 da CTASP – Comissão de Trabalho, de Adminstração e Serviço Público na qual foi aprovado o projeto de lei 1391/2011 que regulamenta a profissão de Designer. A próxima a etapa é o projeto ser encaminhado a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC para apreciação e votação, e em seguida para a sanção da Presidente da República Dilma Rousseff.


Desde a semana passada, uma comissão de designers vinha se reunindo com os assessores dos deputados Roberto Santiago (PSD/SP) Efraim Filho (DEM/PB), Penna (PV/SP), Sandro Mabel (PMDB/GO) e Assis Melo (PCdoB/RS) para estudar as modificações a serem feitas no projeto de lei que não apenas garantisse sua aprovação na CTASP como também facilitasse seu trâmite na CCJ.


Deputado Mauro Nazif, responsável pelo pedido de inversão de pauta na sessão que permitiu a votação do projeto de lei


Apesar de sermos o 45º item na ordem da votação da sessão de do dia 28, foi solicitada a inversão de pauta pelo deputado Mauro Nazif (PSB/RO) a pedido da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ) que nos deu prioridade na sessão.

O relator do projeto Deputado Efraim Filho redigindo as propostas de modificação no projeto de lei



O relator Efraim Filho apresentou verbalmente as modificações feitas em comum acordo com os gabinetes dos deputados que haviam pedido vista (revisão) do projeto de lei, apoiado pelos aplausos dos manifestantes reconhecidos pelas camisetas amarelas produzidas pela Adegraf e distribuindo adesivos ‘Regulamentem o Designer Já!’ entre os parlamentares.


Bruno Porto e a Deputada Flavia Morais
Deputados Walney Rocha e Sandro Mabel apoiando a regulamentação do designer

Após uma série de contrapropostas e debates, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade com duas pequenas modificações no projeto original: o registro, controle e fiscalização não são descritos mais sob a responsabilidade de conselhos federal e regional a serem criados (que não estavam, nem poderiam estar, detalhados no projeto) e sim do Ministério do Trabalho; e fica assegurado o exercício da profissão aqueles que o comprovarem por um período superior a 3 anos (e não mais a 5).

O presidente da CTASP deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP) conduziu a votação após ouvir questionamentos e depoimentos de apoio dos deputados Jorge Corte Real e Silvio Costa (PTB/PE), Walney Rocha (PTB/RJ), Gorete Pereira (PR/CE) e Flávia Morais (PDT/GO), e após a aprovação desejou boa sorte aos designers rumo a CCJC.
O presidente da CTASP deputado Sebastião Bala Rocha desejando boa sorte aos designers rumo a CCJC

A mobilização da classe nas redes sociais, entidades profissionais e instituições de ensino foi essencial para esta primeira vitória. Gostaríamos de pedir aos profissionais e representantes destas que enviassem emails de agradecimentos aos deputados da CTASP, em especial aos mencionados aqui – até por que esta estratégia deverá se repetir quando da ida do PL ao CCJC.
Fonte: ADG

quarta-feira, 28 de março de 2012

EMAIL ENVIADO PARA O BLOGDOCATETE: Reunião nas caladas é o maior fracasso.


Amigo ativista do blogdocatete
Ontem (27) o ex-prefeito Laércio Passos realizou uma reunião politica em seu escritório, essa reunião estava sendo marcada por debaixo dos panos por alguns aliados que foram postos para fora da prefeitura e por outros que estavam recebendo sem trabalhar e foram colocados para trabalhar pelo prefeito Vino.

Na reunião se fizeram presentes 25 pessoas, isso já incluindo o ex-prefeito nessa conta, um dos temas abordados foi a suposta queda do prefeito Vino, projeto que o ex-prefeito considera uma questão de honra.

Um abraço

E Parabéns a todos que estão de comum acordo com a união paredão.

VALE A PENA REVER DE NOVO AQUI NO BLOGDOCATETE

Adivinhem quem é esse ursinho?

Ex-prefeito Laércio Passos começa a perder aliados.


O ex-prefeito Laércio Passos já está começando a sentir o reflexo da UNIÃO PAREDÃO (PSB+PMDB), o mesmo que tinha conquistado Pedro da Topic e Carlinho Carioca, dois grandes aliados do ex-prefeito Wagner Quintela perdeu esse apoio hoje, em um almoço, ficou acertado a reintegração dos mesmos ao grupo, fortalecendo ainda mais o projeto de mudança para o povo de Rosarense.

E segundo informações uma outra liderança pretende abandonar o ex-prefeito Laércio Passos, as conversas estão progredindo com o ex-prefeito Wagner Quintela e o Prefeito Etelvino Barreto. Quando for acertado estaremos postando aqui no BLOGDOCATETE. AGUARDEM!

COMPRE SEUS OVOS DE PÁSCOA.


Lixo de São Cristóvão será levado para aterro de Rosário


Aberto e sem segurança, lixão pode ser interditado pelo MPE


Catadores de lixo têm livre acesso à lixeira de São Cristóvão 
(Fotos: Divulgação juiz Manoel da Costa Neto)
O Conselho Tutelar de São Cristóvão elaborou um relatório comprovando que a lixeira localizada no Loteamento Lauro Rocha continua aberta e sem segurança, facilitando a entrada principalmente de crianças catadoras de lixo e de adolescente situação de risco.

Lixão pode ser interditado
O juiz Manoel da Costa Neto informou que o documento foi entregue ao Ministério Público, havendo a possibilidade de interditar o lixão. A Prefeitura de São Cristóvão informou que o lixo será colocado no aterro sanitário da Estre Ambiental, em Rosário do Catete.

Segundo o juiz, há muito tempo luta para impedir que crianças e adolescentes entrem na lixeira.

Lixão pode ser interditado


“Eu estou determinando que a área do lixão seja cercada para que crianças e adolescentes não entrem. Já solicitei à Prefeitura de São Cristóvão, eles enviaram ofício ao fórum dando conta de que tinham cercado, mas até agora nada. O Conselho Tutelar elaborou um relatório comprovando a presença e entregou ao Ministério Público. No dia da visita, os conselheiros flagraram quatro crianças no lixão que já se transformou em abrigo para marginais. É um verdadeiro descaso e o lixão pode ser interditado”, alerta o juiz.

Procurado pela reportagem do Portal Infonet, o assessor de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão, Pedro Rocha, informou que todo o lixo produzido no município será levado para o aterro sanitário de Rosário do Catete.

“Nós cercamos o local várias vezes e as pessoas que sobrevivem catando lixo, cortaram a cerca. A Justiça Federal deu um prazo de um ano para a solução do problema e já expirou. A prefeitura decidiu fazer a coisa certa e levar o lixo para o aterro de Rosário. É mais caro, mas não tem outro jeito, pois os lençóis freáticos de São Cristóvão são muito altos e não tem outra área para colocar o lixo. O prefeito Alex Rocha será o primeiro em todo o Estado de Sergipe a fazer questão de tirar o lixão do município”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza - Portal Infonet

COMPRE SEUS OVOS DE PÁSCOA.


Discurso de WAGNER QUINTELA no dia da UNIÃO PAREDÃO

Assistam a parte 2 do discurso de WAGNER QUINTELA no dia da UNIÃO PAREDÃO (PMDB+PSB).

terça-feira, 27 de março de 2012

PLANTÃO DO BLOGDOCATETE.

Acabou de assaltados a poucos instantes por dois meliantes a Casa Lotérica do nosso município, a dupla usou o mesmo esquema, um ficou na moto aguardando enquanto o outro cometia o delito. Segundo testemunhas um dos meliantes subiu em direção a praça Dr. Clodoaldo Passos com arma em punho.

DOMINGÃO está desesperado ou revoltado?

Domingos Sávio (DOMINGÃO) REVOLTADO OU DESESPERADO  por ter sido exonerado do cargo de secretário municipal de comunicação, ACUSA no ar a primeira-dama e secretária da ação social Dona Nena, o secretário de finanças Beltran e o secretário Jânio de planejamento, de BOICOTAR seus trabalhos.
Ouçam parte da entrevista

PROCURANDO UM IMÓVEL PARA COMPRAR OU ALUGAR?


CHARGE DO BLOGDOCATETE - 100% ROSARENSE


Discurso de WAGNER QUINTELA no dia da UNIÃO PAREDÃO.

Assistam a parte 1 do discurso de WAGNER QUINTELA no dia da UNIÃO PAREDÃO (PMDB+PSB).


segunda-feira, 26 de março de 2012

CHARGE DO BLOGDOCATETE.


Câmara e Prefeitura de Rosário querem Projeto Carnalita gerando empregos no município


Na manhã do dia 23, uma equipe da VALE visitou a Câmara Municipal de Rosário do Catete, a pedido do vereador e presidente da Casa Legislativa, Delson Leão (PSB). O parlamentar usou a tribuna durante sessão plenária no último dia 13 de março para questionar o porquê do município não ter sido escolhido para sediar o projeto Carnalita. O acordo, que prevê um investimento bilionário em Sergipe, tem como objetivo produzir cloreto de potássio (KCI) por meio de “lavra de dissolução”, produzindo uma salmoura rica de sais de potássio, sódio e magnésio. Para o estado, o projeto assegura a continuidade da produção de potássio por mais 30 anos.

Os vereadores Hélio dos Santos (PV), Maura Cecília (PDT) e Maria José (PSB), acompanhados do presidente do Diretório Municipal do PSB e ex-prefeito Wagner Quintela, participaram da reunião. Além deles, também marcaram presença o secretário municipal do Gabinete Civil, Francisco Canindé Dantas, o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Santos, e o diretor do Departamento de Tributos do município, Bruno Roberto. Representando a mineradora, o gerente de comunicação institucional da VALE Fertilizantes, José Ciaglia, o líder do projeto Carnalita, Evandro Arrais e o responsável pelas relações institucionais, José Roberto. 

Ciaglia deu início à reunião frisando que a VALE faz questão de manter um canal de comunicação aberto com o município de Rosário do Catete, e que a mineradora fará o que estiver ao seu alcance para continuar apoiando a cidade. “Sobre o Projeto Carnalita, será fundamental a realização de um treinamento profissional e, nesse momento, vamos olhar Japaratuba, Maruim, Rosário do Catete, enfim toda a região. Esta é nossa intenção”, ressalta o gerente de comunicação.

Questionado sobre as razões de Rosário do Catete não ter sido escolhido para receber o projeto Carnalita, Evandro Arrais explicou que as razões foram basicamente técnicas, e que um dos objetivos da VALE é gerar resultados positivos não somente para os municípios produtores, mas também para toda a região. Ele garantiu que apesar de não sediar a usina, a população de Rosário do Catete terá oportunidades de emprego. Segundo o coordenador do projeto, a formatação dos cursos da parceria feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está em andamento, e os critérios para inscrições dos jovens rosarenses interessados em qualificação também serão definidos.

Wagner Quintela sugeriu que a VALE deve esclarecer para a administração de Rosário do Catete o que está faltando para que a mão-de-obra local seja absorvida pela mineradora. “Minha filosofia é contra o município simplesmente pedir. Temos que procurar meios de gerar mais empregos para a população rosarense. Se for para implantar cursos de capacitação, a prefeitura implantará, desde que a VALE absorva. Para isso, é necessário que a empresa oriente em relação aos cursos que serão úteis e aí a administração busca parcerias para promover as capacitações, pois não adianta o município disponibilizar cursos que não serão aproveitados”, defende Quintela, acrescentando que a administração municipal deve analisar o que é melhor para a geração de empregos.

"Uma cooperativa que, mesmo sem dar lucro, consiga quitar as despesas já é um problema solucionado. A VALE não tem que doar nada, nós temos que fazer um trabalho social, de serviços. A prefeitura pode se organizar melhor, já que é de interesse do município buscar soluções para o desemprego", ressalta o socialista. Reforçando as palavras de Quintela, Bruno Roberto explanou para os presentes que hoje a VALE possui 63 empresas atuantes na usina em Rosário do Catete, e que paga em média R$ 7,8 milhões.

“Em cinco anos, Rosário perdeu mais de 40% dos seus funcionários para outros municípios. Por outro lado, o número de pessoas que não são de Rosário, mas trabalham aqui, é cada vez maior. Houve um aumento de 18,1% de pessoas de fora nos últimos três anos, e não são empregos de nível elevado, mas empregos de baixos salários, com mão-de-obra sem qualificação. Isso acontece tanto por parte das contratações de terceirizados quanto das feitas pela própria VALE. Eu demonstro os números baseado no conhecimento que tenho no dia-a-dia, mas reconheço nossa falha em não ter tentado uma aproximação maior com a VALE antes”, comentou o diretor do departamento de tributos.

Outra sugestão de Quintela foi que, para proporcionar uma relação boa com todos os municípios, haja determinado número de vagas de funcionários para cada cidade. "O tempo está passando e os senhores demonstraram aqui que estão com os canais abertos para comunicação, então vamos trabalhar", conclui Quintela, dirigindo-se à equipe da VALE. Delson Leão reforçou a necessidade de receber a orientação da mineradora em relação aos cursos necessários para preenchimento de vagas na usina, para que a administração possa se preparar melhor.

Fonte: Nenoticia

HUMOR DO BLOGDOCATETE - 100% ROSARENSE.

Nós não esquecemos do nosso amigo PITITA, olha ele aqui de novo!

Wagner Quintela ao lado do Prefeito Etelvino, participa da entrega do PIS - Programa de Inclusão Social.

O ex-prefeito Wagner Quintela foi convidado a participar da entrega do PIS - Programa de Inclusão Social ao lado do Prefeito Etelvino Barreto e da Primeira Dama Maria das Graças (Nena). Também se fizeram presentes no evento alguns vereadores e secretários.

Índice FIRJAN de Gestão Fiscal dos Municípios Sergipanos


Artigo de autoria do economista Saumíneo Nascimento

Saumínio Nascimento
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), sendo o índice uma ferramenta de accountability (prestação de contas) que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, através de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos e, um maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

O índice é formado por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.  Na construção do índice, os quatro primeiros indicadores pesam 22,5% e o custo da dívida pesa 10%.

A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.  A sua estratificação é a seguinte: Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos. Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.  Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos. Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Com a perspectiva de dar uma contribuição para a compreensão da realidade local, apresento este  breve ensaio com uma análise dos municípios sergipanos na base de 2010. Ainda não é possível analisar os dados de 2011 porque as prefeituras têm até junho de cada ano para encaminhar ao Tesouro Nacional as contas referentes ao exercício fiscal anterior.

Explicaremos adiante de forma resumida a metodologia de cálculo de cada indicador do índice.

Receita Própria – de acordo com a FIRJAN, a dependência de transferências intergovernamentais engessa o orçamento dos municípios, uma vez que é pautada por incertezas e está sujeita á programação das administrações superiores. Assim, um município deve ser capaz de gerar um alto nível de receita própria para ter condições de colocar em prática projetos de longo prazo. Este indicador tem o objetivo de verificar o grau de autonomia das receitas do município. A receita própria do município é formada por IPTU, ISS, IRFF e Outras Receitas Próprias.

Gastos com Pessoal – a despesa com pessoal é o principal item da despesa do setor público. Este indicador busca avaliar o comprometimento das receitas com as despesas de pessoal, a formula de cálculo leva em consideração, bases da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

Investimentos – o objetivo deste indicador é medir a parcela dos investimentos nos orçamentos municipais. Estabeleceu-se que a nota de corte seria investir 20% da RCL – Receita Corrente Líquida.
Liquidez – o indicador procura verificar se o município possui recursos financeiros suficientes para fazer frente ao montante de restos a pagar. Se o município apresentar mais restos a pagar do que ativos financeiros disponíveis a pontuação será zero.

Custo da Dívida – este indicador avalia o peso dos encargos da dívida em relação às receitas líquidas reais, destacando-se que o limite é de 13%.

Em 2010 as receitas de transferências e tributária dos municípios sergipanos aumentaram 7,3% e 16,6% em relação a 2009 respectivamente. Já do lado dos gastos públicos os municípios sergipanos apresentaram um crescimento de 6,3%, com isso, os municípios gastaram a mais R4 312 milhões, sendo R$ 184 milhões com pessoal, R$ 16 milhões em investimentos e R$ 112 milhões em outras despesas de custeio e capital.

No geral os municípios sergipanos apresentaram baixos resultados no índice, com conceito B, ficaram 9,5% e 90,5% apresentaram situação fiscal difícil ou crítica, sendo ainda que 12 municípios sergipanos estão entre os 500 piores resultados do Brasil. O indicador que foi determinante para que os municípios sergipanos apresentam esta situação foi o de Receita Própria, apenas os municípios de Aracaju, Cedro de São João e Umbaúba, ficaram no conceito de boa gestão para este indicador.

Os 10 municípios sergipanos mais bem colocados, conforme tabela 1 adiante, destacaram-se pelos indicadores de liquidez e custo da dívida. Isto indica que estes municípios não têm dificuldades de com a administração dos restos a pagar e com o pagamento de juros e amortizações da dívida.

Tabela 1 – 10 Municípios Sergipanos mais bem colocados:
O município sergipano com o melhor índice financeiro de gestão fiscal é Carmopólis, que na classificação brasileira está na 717ª posição. Carmopólis teve elevados indicadores em custo da dívida (0,9703), liquidez (0,9602) com nível de excelência e boa gestão nos indicadores investimentos (0,7490) e pessoal (0,6210), o indicador receita própria de Carmopólis é baixo (0,3423) no nível de gestão crítica. Registre-se que a população de Carmopólis na base de 2010 era de 13.503 habitantes.

No Brasil o município brasileiro com o melhor índice foi Santa Isabel-GO com 0,9747 e o município com o pior índice foi Ilha Grande-PI com 0,0778.

O município de Itabi que ocupa a 5ª posição com o índice de 0,6721, foi o município sergipano que mais evoluiu no período de 2006 a 2010, saindo do índice de 0,3123.

Um fato curioso é que entre os cinco municípios sergipanos mais populosos (Aracaju – 571.149, Nossa Senhora do Socorro – 160.827, Lagarto – 94.861, Itabaiana – 86.967 e São Cristóvão – 78.864), apenas a capital Aracaju possui um bom índice de Gestão Fiscal (0,6287), os demais apresentam índice que variam de 0,4764 a 0,3764, ou seja estão com gestão em dificuldades a crítica, estes quatro municípios mais populosos depois da capital respondem por 20,3% da população de Sergipe e por 28,1% da população do interior, registrando-se que Aracaju tem 27,6% da população de Sergipe.

Aracaju no ranking das capitais brasileiras ocupa a 18ª posição e entre as capitais nordestinas ocupa a 4ª posição, está à frente das capitais João Pessoa, Maceió, São Luís, Salvador e Natal. A capital mais bem colocada é Porto Velho-RO com índice de 0,8805; já a capital com o menor índice é Cuiabá-MT com 0,3713.

Ainda sobre a caracterização dos municípios sergipanos no índice de gestão fiscal, no indicador gastos com pessoal os melhores municípios são: São Francisco, Rosário do Catete e Malhada dos bois; no indicador investimento dois municípios estão no nível de excelência: Telha e Itabaiana; no indicador de liquidez os melhores colocados são: São Francisco, Amparo de São Francisco, Salgado, Tobias Barreto e Carira e no indicador custo da dívida 25 municípios obtiveram o melhor indicador, pelas características do baixo nível de endividamento.

De um modo geral não somente os municípios sergipanos, mas também a maioria dos municípios brasileiros está em uma situação fiscal difícil, gerando pressão de demandas para os Governos Estaduais e Governo Federal.
Em um ano de eleições municipais, o conhecimento da realidade dos municípios é fundamental para os futuros prefeitos e vereadores, o índice FIRJAN de Gestão Fiscal já uma boa contribuição.

*     Economista, Mestre e Doutor em Geografia
Fonte: Infonet

sexta-feira, 23 de março de 2012

Professores da rede municipal de ensino terão seu PISO pago..


Os professores da rede municipal de Rosário do Catete se uniram e foram brigar por seus direitos, no primeiro momento eles fizeram uma manifestação pacifica em frente à prefeitura e logo depois contaram com o apoio de WAGNER QUINTELA que pediu no dia da UNIÃO que o prefeito Etelvino Barreto se sensibilizasse e pagasse o piso dos professores, enfim, essa semana os educadores tiveram uma maravilhosa surpresa essa semana, O PISO vai sim, SER PAGO.
Professores esperando o prefeito Elelvino Barreto na praça.
Professores concentrados na Câmara para aprovação do Piso

GAME DO BLOGDOCATETE

Jogue aqui no BLOGDOCATETE!

CHARGE DO BLOGDOCATETE


quinta-feira, 22 de março de 2012

HUMOR DO CATETE - 100% ROSARENSE

Será que o ROLO COMPRESSOR vai ser TRITURADO?

União Paredão - Visão Politica dos fatos – PARTE 2

O ex-prefeito Laércio Passos “JURA DE PÉS JUNTOS” que o prefeito Etelvino Barreto o traiu! Faz saber a nossa população que o PÉRFIDO nessa história contada ao longo do tempo é próprio ex-prefeito Laércio Passos que em 1992 “JUROU DE PÉS JUNTOS” que apoiaria o ex-prefeito Wagner Quintela e assim não o fez, que ao final do mandato do ex-prefeito Dernival Rodrigues “JUROU DE PÉS JUNTOS” que estava com ele e como consequência o destituiu do cargo. A “ARATACA” já estava preparada para o prefeito Etelvino Barreto que apesar as demora se atentou aos projetos pessoais do ex-prefeito Laércio Passos e acordou do pesadelo que é o “JURAMENTO DE PÉS JUNTOS”.